Dois a cada três brasileiros são a favor do fechamento de escolas para evitar o aumento do contágio da Covid-19, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira. Os números apontam que, apesar das polêmicas em relação ao combate à doença, a maioria da população ainda é favorável a medidas restrititivas. De acordo com a pesquisa, a maior parte da população também defende a diminuição do horário de funcionamento de outros estabelecimentos.
Além disso, 55% das pessoas ouvidas disse que são a favor da restrição ao funcionamento de bares, restaurantes e lojas. Ocorre maior divisão em relação ao fechamento de igrejas: 49% são favoráveis a restrições e 49% são contra.
Entre os 66% que defendem o fechamento das escolas, a maioria é de mulheres: 71%, contra 59% entre os homens.
Nas últimas semanas, governos estaduais aumentaram a restrição a esses estabelecimentos, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas após determinado horário. A decisão ocorreu em meio a um aumento de internações, casos e óbitos por Covid-19.
A pesquisa Datafolha foi feita entre 8 e 10 de dezembro e ouviu 2.016 brasileiros adultos por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Reprodução: O Globo
da Redação do LD