Carnaval

Vigilância abre licenciamento sanitário para Carnaval

A medida tem o objetivo de garantir a segurança dos produtos que serão consumidos pelos foliões

sanitária
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

O período de concessão sanitária para vendedores e prestadores de serviços como camarotes, food trucks, gelo, baianas de acarajé, balcões e demais atividades que vão atuar no Carnaval de Salvador 2025, já está aberto.

Esses profissionais já podem dar entrada no pedido de licenciamento junto à Vigilância Sanitária da capital baiana (Visa). Os atendimentos exclusivos para a folia carnavalesca são realizados na sede do órgão municipal até 4 de março. A sede fica na Avenida Vasco da Gama, 4209, das 8h às 16h.

O responsável legal deve fornecer a documentação básica para o licenciamento. Além disso, é necessário apresentar o fluxo de produção, caso os produtos sejam alimentos. Os serviços de maior complexidade, como saúde, exigem a apresentação de um responsável técnico e registros dos profissionais que irão prestar serviço durante a festa.

Toda a documentação para o licenciamento já está disponível no site da Visa. O tipo de serviço a ser oferecido define a os critérios para a a liberação das atividades.

Andrea Salvador, diretora de Vigilância à Saúde, pontua a importância do licenciamento para a comercialização de produtos.

“O licenciamento tem o objetivo de garantir uma festa com mais segurança para os foliões que consomem diversos produtos e utilizam os serviços oferecidos durante a folia momesca. Essa é uma importante etapa para que todos estejam bem orientados sobre os processos permitidos durante o evento”, esclarece a diretora.

Além disso, a Vigilância Sanitária também disponibilizou um documento para orientar os vendedores durante o Carnaval. O arquivo contém: dicas sobre manipulações de alimentos, uso de adornos por parte dos funcionários e orientações de preparo.

O alvará desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública e na garantia da qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores. Alguns dos principais pontos são: garantia de qualidade e segurança, credibilidade e confiança, conformidade legal e responsabilidade social.