Castro Alves

VÍDEO: Prefeito de cidade baiana sobe em garupa de moto e defende regulamentação da prática do 'grau'

No sábado (23), o gestor publicou um vídeo no Instagram no qual aparece na garupa de uma moto enquanto a manobra é executada

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), usou as redes sociais para defender a regulamentação do ‘grau’ — manobra de acrobacia com motocicletas que consiste em empinar a moto, equilibrando-se na roda traseira. No sábado (23), o gestor publicou um vídeo no Instagram no qual aparece na garupa de uma moto enquanto a manobra é executada. [veja vídeo ao final da matéria].

Além de destacar a importância de reconhecer o grau como esporte, o prefeito também reforçou a necessidade de segurança na prática.

Na legenda do vídeo, Thiancle incentivou o debate sobre preconceito relacionado à atividade.

“Sextou com a galera do grau. Vamos refletir sobre a forma como estamos olhando esse esporte… será que não estamos sendo preconceituosos? Precisamos ficar junto desses jovens e conscientizar sobre a importância da segurança! Hoje, distribuímos capacetes para garantir que todos possam curtir com responsabilidade. Juntos, fazemos a diferença.”

O prefeito também comparou a prática com a capoeira, que no passado enfrentou resistência e marginalização.

“Assim como a capoeira já foi marginalizada, o grau, que é praticado majoritariamente por pessoas simples, negras e da periferia, também sofre preconceito. No entanto, é um esporte, assim como outros com riscos similares,” argumentou.

Durante sua gestão, Thiancle implantou iniciativas em Castro Alves para apoiar os praticantes da manobra, como a criação de um espaço exclusivo para sua execução e a distribuição de capacetes.
Segundo ele, essas ações ajudaram a tornar a prática mais segura e organizada.

“Hoje, são os próprios praticantes que fiscalizam para evitar que o grau seja feito nas ruas, protegendo a comunidade. Precisamos regulamentar essa prática, mas de forma inclusiva, sem excluir os mais humildes.”

O prefeito ainda projetou um futuro de destaque para os adeptos do grau. “Quem sabe um dia veremos esses jovens competindo, ganhando troféus e transformando o grau em mais uma prática valorizada pelo nosso povo.”

A publicação gerou elogios nos comentários. Mensagens como “Máximo respeito a esse prefeito” e “Você é diferente, meu prefeito. Estou aqui para dar todo apoio para essa galera do grau”. Outros internautas comentaram: “Belas palavras campeão, parabéns” e “Não é um prefeito, é um pai. Bela iniciativa”.