Bahia

Vacinação antirrábica protegeu cerca de 4 mil animais no fim de semana

Vacinação antirrábica protegeu cerca de 4 mil animais no fim de semana

Ascom/SMS
Ascom/SMS

Cerca de quatro mil cães e gatos foram protegidos contra a raiva em Salvador durante a mobilização especial da Campanha de Vacinação Antirrábica, ocorrida no último sábado (20) e domingo (21). A estratégia contou com um drive-thru na UniFTC, na Avenida Paralela, e pontos fixos/volantes com agentes de endemias no Shopping Barra e em nove bairros da região do Subúrbio.

No próximo final de semana (27 e 28), a campanha volta a acontecer no drive-thru na UniFTC, além de pontos fixos nos shoppings Barra e Paralela. Os horários e outros locais com a oferta do imunizante em bairros da cidade serão divulgados até o final da semana.

Iniciada há 15 dias, a imunização já alcançou 71 mil animais na capital baiana. “Essa iniciativa aos finais de semana facilita o acesso das pessoas que, por algum motivo, têm dificuldade de levar os animais durante os dias úteis. Nossa expectativa é obter o mesmo sucesso das campanhas de vacinação contra Covid-19 e gripe para humanos que, aqui em Salvador, também contaram com o sistema drive-thru”, destacou Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

A meta da estratégia é vacinar 190 mil cães e gatos na cidade. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, finalizou Danielle.