A capital baiana, volta a celebrar os tradicionais festejos e comemorações religiosas. Nesta manhã (6), a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim amanheceu cercada de fiéis e devotos que acompanham as missas de renovação e fé para este novo ano na chamada “Sexta-Feira da Proteção”.
A reportagem da Salvador FM, que esteve no local, acompanhou a tradicional subida para a Colina Sagrada e conversou com fiéis que falaram sobre a importância desse momento de agradecimento e fé.
Para Narciso, é gratificante realizar essa caminhada de agradecimento e proteção: “Poder pedir benção e proteção para o que se inicia, que Senhor do Bonfim nos proteja”, contou ele.
Já para a soteropolitana, que saiu de São Paulo, cidade onde mora, viver este momento foi necessário: “Pedir saúde, paz, comunhão, generosidade, tudo de bom para este novo ano, para 2023. Precisamos e merecemos”, disse.
Depois de dois anos sem os festejos por causa da pandemia por Covid-19, Maria Luisa destacou que é uma emoção sem tamanho celebrar novamente a sexta de proteção. “Só gratidão, agradecer e pedir proteção para que o novo ano seja melhor que o anterior, e será”, falou.
Programação
Tradicionalmente, urnas foram instaladas no templo para que fiéis depositassem seus pedidos e agradecimentos para o novo ano. Os papéis serão incinerados, mediante oração, após a celebração eucarística das 17h, que será realizada no próximo dia 13 de janeiro.
Durante todo o dia, a cada uma hora, a igreja sedia missas para todos os públicos.
Com informações de Jorge Ribeiro.