Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou o ciclo de encontros da Busca Ativa Escolar. A ação, que começou no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, e finalizada nesta sexta-feira (3), irá percorrer os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para orientar sobre a estratégia e o uso da plataforma Busca Ativa Escolar; incentivar a adesão dos municípios; e conscientizar sobre a importância do desenvolvimento das ações.
Em junho, ainda serão visitados os territórios de Itabuna e Feira de Santana.
Busca Ativa Escolar
Trata-se de uma estratégia que apoia gestores públicos na identificação, na matrícula e no acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandoná-la e no seu atendimento pelos demais serviços públicos da rede de proteção. A estratégia potencializa a intersetorialidade e o regime de colaboração, uma vez que é implementada em parceria entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, dentre outras, bem como entre municípios e estados.
A metodologia social e a plataforma Busca Ativa Escolar são disponibilizadas gratuitamente para municípios e estados e apoiam no acionamento da rede de proteção e na garantia de direitos de crianças e adolescentes, em especial o direito de acesso e permanência na escola. A plataforma permite que o município e o Estado produzam, armazenem, cruzem e analisem dados que os apoiem na tomada de decisões e no aprimoramento das políticas públicas, em especial da Educação. Atualmente, a Bahia conta com mais de 300 municípios aderidos ao programa.