Navio atracou em Salvador

Surto de norovírus afeta mais de 100 passageiros a bordo do navio MSC Grandiosa, confirma Anvisa

De acordo com a Anvisa, foram registrados 127 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA)

Foto: Divulgação/MSC
Foto: Divulgação/MSC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, na quarta-feira (22), um surto de norovírus a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa, envolvendo mais de 100 passageiros contaminados.

De acordo com a Anvisa, foram registrados 127 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) entre os 6.293 passageiros do navio, o que representa mais de 2% do total e caracteriza oficialmente o surto. Além disso, testes realizados pela equipe de saúde a bordo confirmaram a presença do norovírus, que se transmite de pessoa para pessoa e por contato com superfícies contaminadas.

Em resposta à situação, a Anvisa, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santos, iniciou uma investigação a bordo no dia 18 de janeiro. Durante a investigação, a equipe coletou amostras de tripulantes, alimentos e água. Como medida de controle, isolaram imediatamente os passageiros com sintomas.

De acordo com a Anvisa, os tripulantes estão estáveis e recebem cuidados médicos adequados. O navio adotou todas as medidas sanitárias necessárias para controlar a propagação do surto e proteger a saúde de todos a bordo.

O MSC Grandiosa chegou a Salvador no dia 30 de dezembro e deve retornar à cidade em 28 de janeiro, conforme a programação da Companhia de Docas da Bahia.

Norovírus

O norovírus é um agente infeccioso responsável por gastroenterites não bacterianas, transmitido por alimentos e água contaminados. Por isso, é essencial que passageiros e tripulantes sigam recomendações de prevenção, como lavar as mãos com frequência e evitar o contato com superfícies contaminadas.

A Anvisa continua monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança de todos a bordo.

Em comunicado, a MSC Cruzeiros no Brasil afirmou que todas as precauções estão sendo tomadas para manter o ambiente saudável a bordo. “Após o aumento de casos de doenças gastrointestinais na Baixada Santista, tomamos todas as medidas necessárias para preservar a saúde a bordo. Estamos monitorando os relatos de casos entre os passageiros e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização. Orientaram todos a lavar as mãos frequentemente e a procurar o Centro Médico caso apresentem sintomas gastrointestinais”.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.