As festas populares em Salvador, conhecidas por atrair grandes multidões, contarão com medidas para combater o calor. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) implantará protocolos como ilhas de hidratação, distribuição de água e protetor solar, além de aspersores com jatos de água. Essas ações serão ativadas caso a temperatura ultrapasse 36ºC.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explicou que os protocolos de combate ao calor foram criados no ano passado. Eles serão adotados sempre que a sensação térmica estiver mais alta que o normal.
Medidas confirmadas
Entre as medidas confirmadas estão as ilhas de hidratação e a distribuição de protetor solar. Além disso, os aspersores liberarão jatos de água para refrescar os foliões.
Tragédia no Rio de Janeiro reforça a necessidade de cuidados
O alerta para os riscos do calor foi reforçado após a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, durante um show de Taylor Swift no Rio de Janeiro em novembro de 2023. A causa foi exaustão térmica, provocada pelo calor extremo. A temperatura chegou aos 39,1ºC, com sensação térmica de aproximadamente 45ºC.
Verão chegou com temperaturas elevadas
O verão chegou oficialmente em Salvador no sábado (21), trazendo temperaturas altas. No último fim de semana, a cidade registrou 31ºC, com sensação térmica acima de 33ºC. Para esta semana, a previsão é de temperaturas entre 25ºC e 31ºC, com sensação térmica chegando a 37ºC.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.