
Os moradores da Rua Ulisses Guimarães, no bairro de Luiz Anselmo, agora contam com um espaço público de lazer. A Prefeitura de Salvador revitalizou a Praça Hermano José de Almeida Gouveia Bisneto, entregue nesta terça-feira (8), garantindo mais qualidade de vida para a comunidade.
A intervenção solucionou problemas antigos, como a má iluminação e a precariedade da quadra poliesportiva, um dos espaços mais frequentados pelos moradores.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Bruno Reis destacou que o investimento reflete não apenas a melhoria da infraestrutura urbana, mas também o reconhecimento daqueles que contribuíram para o desenvolvimento social da cidade, já que a praça leva o nome de um educador que alfabetizou boa parte dos moradores. Ainda de acordo com o gestor, essa é a praça de número 653 entregue em sua gestão.
“Temos quase 50 outras prontas ou em fase final para serem inauguradas”, pontuou.
Segundo ele, a média de investimentos da Prefeitura em obras e programas sociais entre 2021 e 2024 foi de R$ 1,22 bilhão por ano, totalizando R$ 4,66 bilhões no período.
“Tudo isso com recursos públicos que administramos com responsabilidade. Quem viveu Salvador no passado sabe: uma cidade que não conseguia nem trocar uma lâmpada ou tapar um buraco hoje tem escolas de alto padrão, casas reformadas pelo Morar Melhor e praças como essa, com estrutura de qualidade para a população”, afirmou.
Estrutura
A praça conta com uma área total de 1.093,23 metros quadrados. O novo equipamento público dispõe de infraestrutura completa para atender públicos de todas as idades. No local foram instalados quatro conjuntos de mesas para jogos, parque infantil com casa de Tarzan, escorregadeira de fibra, gangorra e cercado em tubo galvanizado, além de uma academia ao ar livre com barra de apoio, barra paralela e prancha abdominal.
O equipamento também está equipado com grama sintética e natural, bancos pré-moldados padrão Desal, guarda-corpo em tubo galvanizado. Além disso, há pintura geral e uma quadra poliesportiva, que amplia as opções de prática esportiva no bairro.
“A quadra poliesportiva foi toda executada por nós e ainda fizemos uma pintura geral em todo o espaço. Colocamos também uma rede de proteção superior, para que as bolas não caiam nas casas vizinhas. Era um terreno degradado, um pleito antigo da comunidade. Então, os moradores pediram e nós executamos as obras”, afirmou Virgílio Daltro, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal).
Assim, a moradora da Rua Ulisses Guimarães há 15 anos, Kátia Silene dos Santos lembra como era o espaço antes da reforma.
“Era só barro, sem lazer para as crianças, sem banco. Agora está lindo, maravilhoso. Tenho duas sobrinhas, uma de dois e outra de nove anos, que aproveitam muito o parque. Melhorou bastante”, afirmou.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.