Up nas moradias

Prefeitura ultrapassa 1,2 mil casas reformadas pelo Morar Melhor em Valéria

A solenidade de entrega ocorreu com a presença do prefeito Bruno Reis nesta quinta-feira

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

Maria Correia, de 75 anos, mora há 18 anos na Lagoa da Paixão, em Nova Brasília de Valéria. Sua casa, onde vive sozinha, já que não tem filhos, apresentava vários problemas estruturais. Por isso, os dias de chuva sempre eram de muita apreensão. No entanto, a residência foi completamente reformada pelo Programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador, e entregue na noite desta quinta-feira (6).

Além da casa de Maria, que também é conhecida como “Santinha”, outras 200 residências passaram por intervenções que melhoraram suas estruturas, garantindo mais segurança e tranquilidade para os moradores. A solenidade de entrega ocorreu com a presença do prefeito Bruno Reis e de outras autoridades municipais. Esta é a quarta vez do programa em Valéria, que chegou a 1.278 casas reformadas.

“O depoimento de Dona Santinha é muito parecido com o de praticamente todas as pessoas que recebem uma casa do Morar Melhor. Mas o dela, em especial, me chamou a atenção por um dia precisar colocar uma capa de chuva dentro da própria casa para não se molhar. Agora, ela tem um banheiro com acessibilidade e uma lavanderia para não precisar lavar as roupas em uma bacia. Além disso, trocamos as portas, as esquadrias e o telhado […] As pessoas estão acostumadas a ver a Prefeitura construindo praças, postos de saúde, asfaltando ruas, instalando iluminação em LED e realizando a coleta de lixo… Mas também batemos na porta da população para dizer: ‘Chegamos! Abra sua porta porque a Prefeitura vai transformar sua vida’”, acrescentou Bruno.

Na casa da idosa, foram trocados o telhado e o piso. Além disso, as paredes foram rebocadas e pintadas, e um pequeno muro foi erguido na frente da residência. O banheiro também passou por melhorias, tornando-se mais acessível, com um corrimão ao lado do vaso sanitário, já que a idosa sofre com crises de labirintite.

Um dos maiores problemas estruturais do imóvel era o telhado, que permitia a entrada da água da chuva nos cômodos, como lembra a moradora.

“Quando chovia, molhava tudo. Um dia, eu estava deitada e a chuva começou a cair em cima de mim. Levantei, peguei uma coberta grossa, peguei um plástico e coloquei sobre mim para esperar amanhecer. Mas hoje em dia não preciso mais, graças a Deus […] Saí do lixo para o luxo, com essa casa linda e maravilhosa. Eu não podia nem dar uma tinta! As paredes estavam sujas, lá fora não tinha muro. Era um barraco velho, cheio de lixo, cheio de cupim”, completou Santinha.

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

Balanço

Neste ano, o Programa Morar Melhor completa 10 anos. Desde então, a Prefeitura contemplou cerca de 55 mil famílias com melhorias estruturais em suas casas, como destacou Francisco Torreão, titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

“Não é exagero dizer que é o melhor programa de melhorias habitacionais e que ele é um sucesso, inclusive inspirando outras prefeituras Brasil afora. Esta é a quarta vez que o programa está aqui em Valéria, totalizando 1.278 casas entregues. É um orgulho e uma grande satisfação ouvir depoimentos emocionantes, como o de Dona Maria”, comentou.

No Programa Morar Melhor, os técnicos se reúnem com os moradores para definir, em conjunto, as melhorias para as residências. Cada imóvel pode receber até R$ 11 mil em reformas, que incluem pintura, reboco, troca de telhado, esquadrias e instalações sanitárias, entre outras intervenções. Além disso, o programa pode contemplar a construção ou adequação de banheiros e cozinhas, bem como a manutenção ou ampliação do sistema elétrico.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.