O navio escola Juan Sebastián de Elcano, da marinha espanhola, atracou na manhã desta terça, dia 18, no Porto de Salvador, como parte das comemorações do Dia da Espanha (último dia 12) e organizadas pela comunidade espanhola em Salvador.
O navio saiu de Cádiz, na Espanha, em 20 de agosto. Desde então, passou por Lisboa, em Portugal, e Las Palmas, nas Ilhas Canárias. A última parada antes de Salvador foi na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, onde ficou de 21 a 24 de setembro.
O navio, que é batizado com o nome do primeiro marinheiro espanhol a dar a volta ao mundo (em 1522), fica em Salvador até sábado (22), quando parte, às 11h, para Recife, onde deve ficar de 26 a 30 de outubro. De lá, segue para Dakar, em Senegal e continua viagem. O fim está previsto para 22 de dezembro, com chegada no mesmo ponto de partida – Cádiz, na Espanha.
O objetivo da viagem é contribuir para a formação “naval, militar, social e humana” dos alunos que estão a bordo, que promovem ações de educação no mar e nos portos. Ao todo, estão embarcados 45 guardas-marinhas pertencentes ao 418º curso de promoção do Corpo Geral e ao 148º curso da Infantaria de Marinha. A viagem faz parte do quarto ano de estudo dos alunos, que têm aulas de Navegação, Astronomia, Meteorologia, Tática Anfíbia, Segurança e Proteção, Marinharia e Inglês.
O navio, comandado pelo Capitão-de-mar-e-guerra Victoriano Gilabert Agote, tem uma guarnição composta por 23 oficiais, 22 sargentos, 118 praças e 4 civis: um barbeiro, um cozinheiro, um carpinteiro e um mestre veleiro.
Fonte: Ascom – Codeba