Luto na imprensa baiana

Morre a jornalista Kardé Mourão, ex-presidente do Sinjorba

O velório será realizado às 14h deste domingo, na Capela B do Cemitério Jardim da Saudade

Kardé Mourão
Foto: Reprodução/Instagram

A jornalista baiana Kardelícia Mourão Lopes, a Kardé Mourão, faleceu na noite deste sábado (29), aos 65 anos. Ela lutava contra o câncer.

O velório será realizado às 14h deste domingo, na Capela B do Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador. A cerimônia de cremação acontecerá às 16h. Kardé faria 66 anos no próximo sábado (5).

Kardé atuou de 2004 a 2010 como presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). A entidade emitiu nota de pesar, lamentando a perda de “uma referência”.

“Nossa brava companheira nos deixou após meses de luta contra o câncer. Nos últimos dias, apresentou um quadro severo de reações ao tratamento medicamentoso ao qual vinha se submetendo, após as cirurgias realizadas no final de 2024, quando retirou parte do intestino, bexiga e o útero. Fragilizada pelos efeitos colaterais provocados pelos remédios, não resistiu e veio a óbito, deixando um rastro de tristeza e sentimento de irreparável perda em todos nós”, diz trecho da nota do Sinjorba.

Formada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1981, Kardé trabalhou na TV Aratu e foi assessora de imprensa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), APLB-Sindicato, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba) e Conselho Regional de Farmácia.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.