O mês de abril é marcado pela campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em homenagem, monumentos e equipamentos culturais de Salvador estão iluminados na cor azul durante todo o mês. A iniciativa tem o objetivo de alertar a população da importância de promover a inclusão das pessoas com autismo e combater o preconceito.
Assim, o Monumento a Clériston Andrade (Avenida Garibaldi), os Elevados do Complexo João Gilberto e estações do BRT recebem a iluminação. Além disso, a Prefeitura-Bairro do Distrito do Centro Histórico (Terreiro de Jesus) também fará parte da campanha.
A prefeitura de Salvador realiza a ação em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult), de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Ordem Pública (Semop), por meio da Diretoria de Iluminação Pública da pasta (Dsip).
A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, considera que campanhas de conscientização como o Abril Azul são essenciais para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
“Iluminar nossos equipamentos culturais na cor azul é um símbolo do compromisso de Salvador com a visibilidade e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Mais do que um gesto, é um chamado à reflexão e à construção de um futuro com mais empatia, acessibilidade e igualdade de oportunidades para todos”, alerta Ana Paula.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.