Operação Chuva

Mais de 280 casarões de Salvador têm alto risco de tombamento, alerta Codesal

De acordo com Sosthenes, o órgão já notificou proprietários e o Iphan

Foto: Vinícius Daniel/PS Notícias
Foto: Vinícius Daniel/PS Notícias

Cerca de 287 casarões de Salvador têm risco alto ou muito alto de tombamento. O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, divulgou a informação na manhã desta terça-feira (8).

“Nós temos 2.969 casarões catalogados, georreferenciados pela Defesa Civil de Salvador, por meio do Projeto Casarões. Temos o plano de contingência do Centro Histórico de Salvador, o primeiro plano de contingência de centros históricos do Brasil. Desses 2.969, 2.017 são tombados ou estão em área de tombamento do Iphan, 287 com risco alto ou muito alto de tombamento”, explicou o gestor da pasta.

De acordo com Sosthenes, o órgão já notificou proprietários dos casarões, bem como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Nós esperamos que essas edificações tenham as suas soluções dadas pelos responsáveis, seja proprietário, seja pelo órgão de tombamento, antes que a edificação venha a tombar. Ou seja, no sentido de cair, de desabar, como nós já vimos em algumas outras ocasiões. Não só os do Iphan, mas também os do Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia]. Aquelas edificações que são tombadas e que necessitam de respostas para que elas não saiam do contexto da nossa história, da nossa cidade”, afirmou Sosthenes.

Na local, o diretor também apresentou os avanços e investimentos realizados nos últimos anos pelo órgão, com foco na proteção das áreas de risco, além das ações planejadas para os períodos chuvosos na capital baiana.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.