Oportunidade

Instituto oferece bolsa para intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos

instituto
Foto: Instituto Diplomun/Divulgação

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do programa Bolsa Diplomun, promovido pelo Instituto Diplomun, que levará um(a) jovem brasileiro(a) para uma competição em Boston, Massachusetts (EUA), em janeiro de 2026.

Estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, em ano sabático (gap year) ou universitários poderão concorrer a uma vaga, com tudo pago, de uma imersão real na diplomacia internacional por meio da Harvard Model United Nations (HMUN) ou, em alguns casos, da Harvard National MUN.

Para ser elegível à Bolsa Diplomun 2025, é necessário cumprir alguns critérios específicos, tais como: ter 13 anos ou mais no período da viagem (janeiro de 2026); estar no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental II, no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em gap year ou cursando o ensino superior; estar ciente e autorizar o uso de imagem e voz em campanhas publicitárias e similares do Instituto Diplomun; e não estar inscrito em nenhum outro programa de mentoria voltado para a Harvard MUN ou Yale MUN, excetuando-se os programas do próprio Instituto Diplomun, como o Brasil em Harvard.

Além de cobrir passagens aéreas, hospedagem e alimentação, a Bolsa Diplomun oferece também um programa exclusivo de preparação: a mentoria Brasil em Harvard. Essa jornada formativa inclui treinamentos personalizados com os melhores mentores do Instituto Diplomun, garantindo que o bolsista chegue à conferência pronto para se destacar — tanto intelectual quanto estrategicamente.

Inscrições

As inscrições para a seleção da bolsa estão disponíveis no site. Os interessados em viver uma experiência prática em Harvard devem preencher o formulário até o dia 25 de abril de 2025 e o resultado primeira fase do processo seletivo será divulgado no dia 9 de maio de 2025.

O(a) bolsista selecionado(a) irá integrar a turma 2025 do programa Brasil em Harvard (BEH). As inscrições gerais também estarão abertas até o dia 25 de maio e os interessados poderão garantir a sua vaga, obtendo informações sobre valores de investimento e etapas necessárias aqui.

Segundo Felipe Carvalho, presidente do Instituto Diplomun, participar da HMUN é muito mais do que um intercâmbio acadêmico.

“Os estudantes desenvolvem habilidades fundamentais como oratória, negociação, pensamento crítico e liderança estratégica, ao mesmo tempo em que vivenciam uma intensa troca cultural e ampliam sua visão de mundo”, explica Carvalho.

A instituição

O Instituto Diplomun é uma organização fundada em Salvador, com atuação em todo o Brasil e no mundo. Oferece programas como o DiploMUN Online, Brasil em Harvard e DiploAbroad, que preparam estudantes brasileiros para o sucesso acadêmico nas mais prestigiadas universidades americanas, por meio de atividades como simulações da ONU (MUNs), bootcamps, workshops, cursos, clubes e mentorias.

Atualmente, mais de 25.000 jovens são impactados diretamente, em todos os estados do Brasil e em 30 países do mundo, comprovando a diversidade e eficácia do projeto. Nas duas primeiras edições do programa, mais de 200 estudantes tiveram a oportunidade de participar das atividades de formação internacional.

Reconhecida mundialmente como a mais prestigiada simulação da ONU, a HMUN reúne anualmente mais de 4.000 estudantes de cerca de 50 países, selecionados por meio de um processo altamente competitivo. São mais de 30 comitês temáticos, nos quais jovens líderes propõem soluções para desafios globais urgentes e concorrem a premiações.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.