O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio e a Wyden, encerra nesta terça-feira (15) as inscrições para o primeiro semestre de 2025. A matrícula pode ser realizada através do link institutoyduqs.com.br/alfabetizacao ou diretamente em uma das 22 instituições de ensino parceiras.
Em Salvador, a inscrição acontece na unidade da Estácio, que fica na Rua Xingu, n. 179 – Stiep. As aulas, gratuitas e com todo o material didático necessário incluso, terão início ainda em abril. Esta edição marca a ampliação do programa, que agora chega também às cidades de São Luís (MA), assim como Imperatriz (MA), Maceió (AL), além de Cabo Frio, Resende e Campos dos Goytacazes (RJ).
Com metodologia própria desenvolvida para a alfabetização de jovens e adultos, o programa possui dois módulos, cada um com duração de quatro meses. O módulo I capacita os alunos a ler e escrever pequenos textos, com compreensão e, além disso, resolve problemas matemáticos simples.
Já o módulo II, tem por objeto o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto de forma crítica e escrita, acolhendo também o público que se enquadra no analfabetismo funcional. Os módulos são independentes e contam com monitores – alunos dos cursos superiores como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – e a participação do corpo docente da instituição.
As aulas, ministradas com ênfase na afetividade e sensibilidade, ocorrem duas vezes por semana, com três horas de duração cada.
Sobre o Programa de Alfabetização
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs é uma iniciativa de impacto social que busca combater o analfabetismo, bem como promover a cidadania. Assim, lançado em 2018, o projeto já alfabetizou mais de 2000 pessoas. Então, saiba mais em institutoyduqs.com.br/alfabetizacao
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.