O desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco, conhecida como “Igreja de Ouro”, localizada no Pelourinho, deixou uma turista morta na tarde desta quarta-feira (5). Com isso, o PSNotícias investigou as reais condições da estrutura do local.
Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do mundo, a Igreja e Convento de São Francisco recebeu a última fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em junho de 2023, ou seja, há mais de um ano e meio. Na ocasião, portanto, o Iphan destacou o local com “condição de conservação ruim”, conforme explicado no Relatório de Bens Materiais.
Ainda em junho de 2023, o igreja chegou a ser parcialmente fechada para a restauração do pináculo direito. A estrutura, uma cúpula de metal que pesa cerca de uma tonelada e meia, apresentava risco de queda e, assim, foi removida.
Além disso, em outubro de 2024, o Iphan projetou um investimento de R$ 1,2 milhão para a restauração da Igreja e Convento de São Francisco. Dessa forma, autoridades assinaram a ordem de serviço para execução dos reparos em reunião com a presença do superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Guanaes e Queiroz. Representantes das secretarias de Cultura do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador também participaram, além do guardião do templo, Frei Pedro Júnior Freitas da Silva.
Vale destacar que por ser um patrimônio tombado, um bem que foi reconhecido pelo poder público como merecedor de proteção especial, a Igreja de São Francisco de Assis deve seguir um protocolo para iniciar uma restauração. Assim, o projeto da obra deve ser avaliado e aprovado pela comissão técnica do Iphan, que avalia o nível de preservação do bem e autoriza a construção.
História da Igreja de São Francisco de Assis
Conhecida com “Igreja de Ouro”, a Igreja de São Francisco de Assis é uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Fundada no início do século 18, ela é dona de uma beleza singular, com revestimento de ouro. Assim, Governo Federal reconheceu a relevância do local sagrado ao tombá-lo como patrimônio material do Brasil.
Dessa forma, fiéis consideram as estruturas do templo uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro. Além do interior revestido em ouro, a igreja tem o teto com afrescos em diferentes formas geométricas. Ela possui um claustro com mais de 50 mil azulejos, que reproduzem o nascimento de São Francisco. As paredes são revestidas com azulejos de Lisboa e as talhas de madeira são moldadas com ouro em pó.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.