A Neoenergia Coelba iniciou na segunda-feira (3) a “Operação Gatonet”, que acontecerá semanalmente nos locais em que há maior quantidade de empresas de telefonia e internet atuando irregularmente. A primeira ação acontece no bairro da Federação, em Salvador, até sexta-feira (7). A investida conta com apoio da Prefeitura de Salvador.
Em 2024, a distribuidora removeu mais de 450 toneladas de cabos de telecomunicações instalados irregularmente nos postes da empresa. Também foram emitidas 30 mil notificações e retiradas 20 mil caixas, principais causas de incêndios nos postes.
Gatonet é nome dado popularmente para as empresas que fornecem serviços de telefonia e internet de maneira irregular, sem autorização para compartilhamento de postes com a Neoenergia Coelba e sem a apresentação de projeto técnico. A distribuidora estima que aproximadamente 90% das operadoras que atuam na Bahia são Gatonet.
“O Gatonet representa um risco direto para a população, pois utiliza equipamentos que não seguem os normativos técnicos e de segurança, além de não respeitar as faixas de compartilhamento nos postes. Essas operadoras irregulares são as causas dos emaranhados de fios nas cidades, da maioria dos incêndios em fiações e podem causar sérios acidentes”, destaca o gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.
No site da Neoenergia Coelba, é possível conferir se a operadora que atua na sua região está regular. A lista completa pode ser acessada neste link.
Responsabilidades e regularização
As empresas de telefonia e internet que atuam de forma irregular podem tirar dúvidas e receber orientações, além de regularizar o serviço através do e-mail: [email protected]. A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).
De acordo com as resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.