O fotógrafo baiano Jordan Vilas vai realizar uma ação social com modelos que são mães solo em Salvador (BA), Aracaju (SE) e São Paulo (SP). O projeto começa em abril, na capital paulista, e atuará no Nordeste nos meses de maio e junho. As interessadas devem se inscrever através deste link.
O “Mãe é a maior modelo“ pretende, de forma gratuita, colaborar com atualização do book digital, fazendo com que as modelos consigam manter seu material renovado, sem ter que deixar de investir na educação e saúde da criança.
"Como homem, estou distante de sentir na pele todo esse impacto, mas como fotógrafo, recebo diariamente depoimentos de modelos mães que renunciam ao seu trabalho no mundo da moda por conta da gravidez solitária. Dinheiro curto, falta de apoio, insegurança com seu corpo e o enorme preconceito da indústria são algumas das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas profissionais", explicou Jordan.
Uma pesquisa feita em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, mostra que o Brasil tem mais de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas.
Como vai funcionar o projeto?
Inicialmente, o projeto tem validade de quatro meses. Os ensaios serão realizados em duas agendas no mês, com cinco vagas em cada agenda, que serão disponibilizadas por ordem de solicitação. Caso a modelo não consiga realizar o ensaio nesse mês, por conta das vagas disponíveis, fica cadastrada na fila de espera, onde será avisada assim que vagar um lugar. Os custos extras, como deslocamento da modelo/cliente, será de responsabilidade da mesma.
Quem pode participar?
O projeto visa impactar positivamente a rotina profissional da mãe solo, essas serão as beneficiadas do projeto. Não há restrição de etnia ou classe social, mas a ordem das vagas será influenciada de acordo com a necessidade de cada uma. A gratuidade do projeto se limita apenas para a atualização de material, não se abrangendo a outros estilos de ensaio fotográfico.