Bahia

Fechamento dos Hospitais de Custódia e depressão na terceira idade são temas de evento científico em Salvador

A conferência de abertura ficará por conta do Md Phd, Dr. Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria

Reprodução
Reprodução

Salvador vai sediar, na próxima sexta (30) e sábado (31), a XXIV Jornada Baiana de Psiquiatria, maior evento voltado aos estudos de saúde mental na Bahia e que vai reunir mais de 500 profissionais, como psiquiatras, psicólogos, além de estudantes de medicina e psicologia no auditório do Hotel Fiesta, no bairro Itaigara, em Salvador.

Além dos aspectos relacionados à psiquiatria, palestras e mesas-redondas vão debater sobre os avanços da psicofarmacologia, depressão na população idosa e relação da qualidade do sono com a saúde mental.

A conferência de abertura ficará por conta do Md Phd, Dr. Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, que vai trazer um panorama atual dos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico e o futuro dessas unidades, a exemplo da que funciona na Baixa do Fiscal, em Salvador. A unidade foi interditada em janeiro e deve ser fechada totalmente até o fim deste mês.

Para o presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia, Dr. Rogério Jesus, os temas que vão ser abordados nos dois dias de evento “são tão atuais, quanto urgentes” e demonstram o quanto a “psiquiatria vai além das paredes dos consultórios, pois está trazendo para o centro do debate, situações que interferem no cotidiano de quem sofre ou não com problemas mentais”.