Bahia

Em busca de curso para ACC, donos de cinquentinhas voltam a protestar

Mobilização foi realizada na manhã desta segunda, em frente ao Detran.

NULL
NULL

Protesto de condutores de cinquentinhas em frente ao Detran, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (Foto: Mauro Anchieta/TV Bahia)

Condutores de motocicletas conhecidas como "cinquentinhas" voltaram a fazer uma manifestação na manhã desta segunda-feira (31), em via marginal à Avenida ACM, em frente à sede do Detran, em Salvador.

O grupo se reuniu por volta de 9h, mas não chegaram a fechar as pistas. Eles denunciam a falta de oferta de cursos mas autoescolas para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), que será obrigatória a partir de terça-feira (1º).

Na semana passada, os condutores já tinham feito uma mobilização para denunciar a situação, e chegaram a bloquear pistas em frente ao Detran.

Valor da multa
Em novembro, quem for pego conduzindo "cinquentinha" sem habilitação cometerá infração gravíssima com multa agravada, que é multiplicada por 3. Assim, como a penalidade para infração gravíssima subirá para R$ 293,47 em 1º de novembro, a cobrança por rodar sem habilitação chegará a R$ 880,41. O veículo também poderá ser apreendido.

Para guiar "cinquentinha" é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a ACC, um documento pouco conhecido do público.

Reprodução/G1