Milhares de pessoas se reúnem há mais de 200 anos na Lavagem do Bonfim, em Salvador. Como já é tradição, os devotos que passam pela Colina Sagrada celebram, agradecem e fazem fotos, assim como foi feito nesta quinta-feira (16).
Em entrevista ao PSNotícias, o Pai de Santo Yto Jo By citou as principais vertentes da forte religiosidade presente na Lavagem do Bonfim. Na sequência, ele deu um banho de folhas e pipoca em uma devota com a intenção de limpar as energias negativas, além de buscar o autoconhecimento e a expansão da consciência e conexão com o divino.
Devota do Senhor do Bonfim, Erica Margarete aproveitou a Lavagem do Bonfim para fazer os votos e celebrar a presença dela em mais uma edição.
“Sou devota do Senhor do Bonfim há muitos anos, cristã apostólica romana, participo todos os anos da festa, da lavagem, e agora com um gosto a mais, correndo”, conta a devota.
Devotos na Corrida Sagrada
Outro momento marcante da Lavagem do Bonfim é a parte esportiva, realizada através da Corrida Sagrada, evento esportivo que antecedeu a procissão. Assim, a prefeitura de Salvador informou que cerca de 1.500 atletas nacionais e estrangeiros correram os 6,8 km do percurso, com largada às 6h30 na Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, e ponto de chegada na Colina Sagrada, ao lado da Basílica Santuário Senhor do Bonfim.
Além disso, a Lavagem do Bonfim também é conhecida por conectar e unir a parte religiosa, profana e esportiva. Depois de participar de mais uma edição da Corrida Sagrada, Carolina Gabriel enalteceu essa união e confessou que já curtiu a parte profana, contudo hoje dispensa.
“É o marco para começar o ano [a Lavagem do Bonfim]. Sempre começo o ano com essa corrida aqui, que eu acho que a gente, além de se exercitar, suar bastante, ainda tem toda a religiosidade diversa por trás dessa festa. Hoje dia mais não, mas já curte muito [a parte profana]”, diz a atleta.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.