A equipe do SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) continuam oferecendo o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), chega ao Colégio Barros Barreto, em Paripe.
O atendimento aos estudantes, que será de 8h às 17h, começa nesta segunda (27) e vai até sexta-feira (31). Depois, vai passar também pelas escolas Luiz Viana, em Brotas; Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; e Clarice Santiago dos Santos, no Arenoso.
Para ser atendido é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que deve atender a mais de 600 alunos por escola.
“É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares, especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a necessidade de atualizar a documentação”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.
A expectativa é de que a ação alcance também escolas do interior do Estado, em Feira de Santana e Vitória da Conquista, ainda em 2025.
“A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do IIPM, Bruno Fróes.
A ação acontece durante o Projeto Férias na Escola, iniciativa da SEC que visa promover a socialização, desenvolvimento e novas aprendizagens aos alunos durante o recesso.
“A parceria reflete nosso compromisso em levar cidadania e inclusão para o ambiente escolar. Essa iniciativa não apenas facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade, mas também reforça a importância de oferecer serviços essenciais diretamente às comunidades escolares. Com o Projeto Férias na Escola, garantimos que nossos alunos aproveitem o recesso escolar de forma produtiva, e agora com acesso a direitos fundamentais,” destacou a chefe de Gabinete da SEC, Luciana Menezes.
CIN
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples.
Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Além disso, outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Então, caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.