
A revitalização do ‘Relógio do Sol’, monumento localizado no bairro da Boca do Rio, em Salvador, entrou em pauta na Câmara Municipal de Salvador (CMS). A iniciativa do Projeto de Indicação Nº 67/2025 visa impulsionar o turismo na região de orla marítima da capital baiana.
O autor da proposta, o vereador João Claudio Bacelar (Podemos), avalia que a restauração cria um novo ponto de interesse cultural, turístico e educativo.
“Este monumento não apenas embeleza nossa cidade, mas também nos convida a refletir sobre o tempo, a história e a ciência. Revitalizá-lo é um passo essencial para preservar nossa memória e oferecer novas oportunidades de aprendizado e lazer para todos os soteropolitanos”.
De acordo com o texto do projeto, após a reforma, o monumento poderá ser realocado para o Parque dos Ventos, na Boca do Rio. Além disso, com o intuito de disseminar cultura e informação, um QR Code será instalado no equipamento com descrições sobre obra e autor, bem com a ficha de áudio descrição.
“Com a requalificação em vista, podemos já viabilizar também a criação de um programa educativo voltado para estudantes da rede municipal de Salvador, com visitas guiadas e aulas interdisciplinares sobre temas como astronomia, arte, arquitetura e literatura”, destaca Bacelar.
A proposição, após a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguirá para votação no plenário.
Conheça mais sobre a obra
O escultor Marçal Ribeiro da Fonseca foi o responsável pela criação do Relógio do Sol, em 1993. A obra marca a inauguração da Praça Ibero-Americana, em homenagem à III Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. O monumento de 4 metros de altura é um modelo equatorial que representa uma tradição milenar, utilizando a projeção de sombras para marcar a passagem do tempo.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.