O prefeito Bruno Reis participou da entrega do presente principal a Iemanjá, no Rio Vermelho. Na ocasião, exaltou a dimensão da festa da Rainha do Mar, que reuniu mais de um milhão de pessoas neste domingo (2).
A festa é consolidada como a maior celebração religiosa da cultura afro-brasileira na Bahia e reconhecida como patrimônio imaterial da capital baiana pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) desde 2020.
“Todo mundo veio aqui deixar seus presentes, suas oferendas, pedir para que 2025 seja um ano de muitas vitórias e conquistas. Esse é um evento que representa a nossa história, a nossa cultura, a força da nossa fé, do povo soteropolitano. É um evento que transcende as dimensões da Bahia. Um milhão de pessoas hoje participando, já é a maior de toda a história”, disse o prefeito.
O presente principal saiu do Terreiro Olufanjá – Ilê Axê Iyà Olufandê durante a madrugada deste domingo em direção à Colônia de Pesca Z1, onde houve uma alvorada de fogos ainda no início da manhã. O presente principal permaneceu no caramanchão, local onde as pessoas tradicionalmente entregam os seus presentes para a organização em grandes balaios.