O Elevador Lacerda foi entregue requalificado e restaurado pela Prefeitura de Salvador nesta terça-feira (25). O ascensor, que completou 150 anos em 2023, liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, e é um meio de transporte fundamental para quase 6 mil soteropolitanos que transitam diariamente entre as regiões do Comércio e do Pelourinho. A reinauguração foi realizada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e por outras autoridades do município.
A obra modernizou o equipamento e, ao mesmo tempo, recuperou características originais da construção que haviam sido perdidas. Como, por exemplo, a tonalidade das suas fachadas, as esquadrias e as varandas laterais do andar superior, com vista para a Baía de Todos-os-Santos. Na entrada de baixo, foi recuperado o túnel que leva para as cabines encravadas na rocha, que está mais visível.
Além disso, o elevador recebeu uma iluminação específica de monumentos. Ao todo, foram investidos mais de R$14 milhões.
O prefeito Bruno Reis destacou que a requalificação beneficia tanto os cidadãos, que usam o equipamento diariamente, como também revitaliza um ponto turístico da cidade.
“Essa obra faz parte do conjunto de esforços que a Prefeitura vem fazendo nos últimos anos para resgatar o nosso Centro Histórico. Nesse momento, nós já entregamos, ou estão em execução, obras que somadas chegam a R$1 bilhão em investimentos na região. Nós estamos devolvendo o nosso Centro Histórico à cidade, fazendo com que o cidadão volte a frequentá-lo”, disse.
As quatro cabines do Elevador Lacerda foram substituídas por equipamentos novos, com nova iluminação, ar-condicionado e motor de resgate, equipamento necessário para o caso de problemas no motor principal. Além disso, toda a área interna do ascensor foi climatizada.
As obras começaram em dezembro de 2023, em comemoração aos 150 anos do Elevador Lacerda. O projeto foi realizado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e as obras foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.