Equipes da prefeitura realizam um trabalho de estabilização do solo na localidade de Barro Branco, em Salvador, onde um deslizamento de terra aconteceu neste domingo (30). Moradores da região precisaram deixar suas casas e a gestão municipal estima que elas vão poder retornar em até 15 dias. Durante esse período, as famílias vão receber auxílio moradia.
“Houve uma ruptura de uma tubulação de água, o que provocou a expansão do solo e o rompimento de uma alvenaria de pedra pré-existente. A encosta feita pela prefeitura em momento algum foi afetada. Foi uma obra bem-feita e foi o que segurou toda a estrutura. A parte que cedeu vai ser contemplada na segunda etapa. Nós vamos intervir de imediato e restabelecer o caminho cedido em até 15 dias”, afirmou o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo.
A prefeitura entregou no final de março a primeira etapa da contenção da encosta na comunidade do Barro Branco, situada às margens da Avenida San Martin, com investimento de R$ 8,8 milhões (veja mais). O local atingido pelo deslizamento deste final de semana seria contemplado na segunda etapa. “Nós estamos fazendo a segunda etapa. São três cortinas, duas do lado direito e uma do lado esquerdo. Esta parte que sofreu o deslizamento será toda em solo grampeado. A obra continua e não houve paralisação em momento algum”, assegurou o superintendente de Obras Públicas, Orlando Castro. Em abril de 2015, deslizamentos de terra provocados por forte chuva mataram 11 pessoas em Barro Branco.
Reprodução: Bahia Notícias