A primeira etapa da requalificação da Avenida Valéria, no bairro de Valéria, em Salvador, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (3). A obra realizada pela prefeitura visa melhorar a mobilidade de pedestres e motoristas que trafegam pela região.
Segundo a gestão municipal, com investimento de R$ 1,8 milhão, o projeto incluiu pavimentação completa, implantação de drenagem para evitar alagamentos em períodos de chuva, construção de passeios acessíveis, sinalização vertical e horizontal, além da criação de duas faixas de tráfego em sentidos opostos.
“O projeto da segunda etapa da Avenida Valéria já está sendo concluído para abrirmos licitação e darmos a ordem de serviço. Com isso, vamos ligar a Petronília Dércia à Estrada do Derba, sendo esta mais uma ligação viária importante para melhorar o tráfego daqui do bairro”, destacou o prefeito Bruno Reis.
O prefeito lembrou que a iniciativa se soma a outras duas obras de mobilidade realizadas no entorno. Em 2018, a Prefeitura concluiu a requalificação da Petronília Dércia que, à época, chegou a ser a demanda mais votada pelos moradores através do programa Ouvindo Nosso Bairro. Já em 2022, foi construída a Via Bronze, permitindo ligação direta até Nova Brasília de Valéria e BR-324.
Além disso, a requalificação da Avenida Valéria teve o intuito de melhorar as condições para o pleno funcionamento dos estabelecimentos comerciais existentes no local, buscando atrair também novas empresas.
“Aqui era uma via toda de barro, sem estrutura. Na prática, esta é uma obra que trouxe mais do que conforto para os usuários, ela trouxe segurança, pois antes os carros que trafegavam corriam risco de estourar pneu, enquanto o pedestre podia ser atropelado, porque não havia calçada, iluminação. Então, mais do que mobilidade, é qualidade de vida para todos que passam por aqui”, complementou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão.
Fim de transtornos na Avenida Valéria
Vendedora de lanches na Avenida Valéria, Rosemari do Santo Silva, 45 anos, comemorou o fim dos transtornos. “A situação aqui era de lama, de poeira, chegava a ser intransitável algumas vezes. A gente não podia nem usar sapato ou tênis branco direito. Era usar duas vezes, parecia que estava velho”, recordou.
Ainda segundo Rosemari, a requalificação viária beneficiou consequentemente as vendas de salgados e bolos que ela realiza na porta de casa. “Hoje, as pessoas já conseguem vir sem problemas e comprar a minha mercadoria sem precisar pensar duas vezes, sem enfrentar nenhum perrengue. Agora está todo muito feliz”, avaliou.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.