Um passo para a construção

Ponte Salvador-Itaparica: Sondagens serão concluídas até abril, prevê Jerônimo Rodrigues

Após assinatura de acordo, consórcio terá um ano para iniciar construção da ponte

Imagem: Reprodução/Seinfra
Imagem: Reprodução/Seinfra

O governador Jerônimo Rodrigues informou, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (10) em Conceição do Jacuípe, que o serviço de sondagem da Baía de Todos os Santos para construção da Ponte Salvador-Itaparica está na reta final. A previsão, apontou o chefe do Executivo baiano, é que o trabalho seja concluído entre março e abril deste ano.

Jerônimo também demonstrou otimismo com o resultado da análise feita pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O órgão criou uma comissão para elaborar uma solução consensual entre o governo estadual e o consórcio chinês, representado pela Concessionária Ponte Salvador-Itaparica.

A previsão é que a proposta do acordo seja apreciada pelos conselheiros do TCE nesta terça-feira (11).

“O TCE chamou para si a responsabilidade, juntou o consórcio chinês e o governo do estado para que houvesse um consenso. Amanhã, o TCE vai dar o parecer final, vou torcer para que seja um parecer favorável. Depois do parecer, na etapa seguinte, o governo tem que assinar o acordo, e eu assinarei no dia seguinte. A empresa chinesa tem que assinar. Eu vou procurar o embaixador chinês para, assim que o TCE der o seu parecer, e esse sendo favorável, nos ajudar junto ao consórcio com a assinatura”, explicou o governador.

Jerônimo Rodrigues explicou que uma vez que o acordo seja firmado, a concessionária terá um ano para iniciar os trabalhos de construção da ponte.

Foto: Seinfra-BA/Divulgação

“Depois de assinado, está no regimento, o prazo é de um ano para se começar a colocar os pilares. Eu também quero negociar para que esse prazo seja encurtado. O trabalho de sondagem está sendo feito em alto mar com previsão de conclusão entre março e abril. Após isso, já teremos condições de fazer um projeto executivo e começar”, disse.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.