Fogos de artifício irregulares foram apreendidos durante a Operação “Girândula”, realizada pela Polícia Civil da Bahia (PC-BA) em parceria com o Procon, no interior do estado. A ação, que aconteceu nas últimas quinta (26) e sexta-feira (27), teve como objetivo combater o comércio clandestino desses produtos, que estavam em condições consideradas impróprias para consumo.
Durante a operação, três estabelecimentos localizados na BR-101, entre os municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e Cruz das Almas, foram autuados. Os comerciantes estavam comercializando fogos de artifício fora do prazo de validade, sem rótulos ou especificações técnicas, como data de fabricação e origem. Além disso, foi constatada a venda de fogos artesanais, que não possuem certificação adequada.
Os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) para autuação criminal e responderão a um inquérito policial que investigará as irregularidades. Todo o material apreendido foi recolhido pelas autoridades. Um exemplar de cada produto será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizará análises detalhadas e elaborará um laudo pericial sobre as condições dos itens.
A Polícia Civil informou que as investigações continuarão sob a responsabilidade da Decon, com a expectativa de ouvir outras pessoas envolvidas no caso e aprofundar as apurações.