O SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) oferecem o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais na capital baiana. O atendimento aos estudantes, que será de 8h às 17h, começa nesta segunda-feira (20), na escola São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), vai passar também por mais quatro escolas da rede estadual em Salvador: Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.
Para ser atendido é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola.
“É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares, especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a necessidade de atualizar a documentação”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.
A expectativa é de que a ação alcance também escolas do interior do Estado, ainda em 2025. “A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes.
Primeira via é gratuita
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos.
Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.