O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou uma reunião na quinta-feira (23) para criar um plano de fiscalização conjunta e reforçar a segurança no transporte aquaviário durante o evento ‘Madre Verão’, em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador. A reunião, promovida pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), envolveu diversas instituições responsáveis pela segurança nas águas da região, com foco nos terminais de Madre de Deus e no transporte de passageiros. O evento será realizado de 30 de janeiro a 16 de fevereiro.
O objetivo é evitar acidentes, como o naufrágio ocorrido em 21 de janeiro de 2024, quando um barco que fazia transporte entre a Ilha de Maria Guarda e Madre de Deus afundou, resultando na morte de oito pessoas e deixando seis feridos.
A Capitania dos Portos se comprometeu a realizar uma operação especial no dia 16 de fevereiro, quando está prevista a festa na Ilha de Maria Guarda, com a colocação de quatro equipes dedicadas à fiscalização de embarcações irregulares, lotação e outras questões de segurança. A operação incluirá inspeções nos pontos de embarque, tanto na Ilha de Maria Guarda quanto no Terminal Porto do Mirim.
Além disso, um plano de contingência será elaborado com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. O município de Madre de Deus e a Sinart firmaram o compromisso de intensificar a fiscalização nos terminais e realizar ações informativas aos usuários do transporte aquaviário. A Agerba também se comprometeu a analisar rapidamente os requerimentos de licença especial para as linhas destinadas ao evento.
A Polícia Militar, por sua vez, prestará apoio durante o evento com ações ostensivas e preventivas. A reunião foi mediada pela promotora de Justiça Milena Moreschi, com a participação de diversos representantes do MPBA, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Agerba, Prefeitura de Madre de Deus e Sinart.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.