Bahia

Manchas de óleo voltam a surgir nas praias de Itacimirim

O material em sua composição possui frações em sua composição química danosas para a saúde dos animais que vivem nos corais da região

Ivanaldo Soares /Defesa Civil de Camaçari
Ivanaldo Soares /Defesa Civil de Camaçari

Novas manchas de óleo foram registradas nas praias de Itacimirim na manhã desta quarta-feira (30). As manchas foram descobertas por moradores, mas em pequenas quantidades.

De acordo com Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em entrevista para o Jornal Correio, apesar do material não ter sido encontrado em grande quantidade, foi o suficiente para ser notado pelos moradores da região. 

Segundo o especialista, o óleo achado é cru de alta intensidade e, por isso, não flutuava na superfície da água. Ao chegar na zona mais rasa e encontrar estruturas rochosas, como corais, o material grudava.

Ainda de acordo com Kelmo, a própria movimentação da maré de subida e descida, em uma praia mais vazia, faz com que os segmentos se movimentem no fundo da água. “Como consequência, essas manchas foram enterradas. Só agora que vieram à tona”, comentou.

Para o biólogo, apesar do material estar enterrado, nele ainda continuam tendo frações, na sua composição química, que são danosas para a saúde dos animais que vivem nos corais da região.