A Polícia Militar da Bahia, por meio da 12ª CIPM irá atuar com 645 policiais militares na proteção daqueles que irão participar da tradicional festa em homenagem à rainha do mar (Iemanjá). A intensificação do policiamento se inicia na véspera, 1º de fevereiro, quando o bairro fica lotado de baianos e turistas.
As patrulhas irão atuar a pé ao longo do perímetro do evento e contarão com seis postos elevados de observação, que possibilitam uma visão mais ampliada da multidão. Haverá ainda o suporte de detectores de metais, drones, helicóptero e, no entorno da festa, a cavalaria e as bases móveis ficarão posicionadas em pontos estratégicos.
Além dos elevados, o Departamento de Apoio Logístico (DAL) também preparou outros nove postos exclusivos da PM (de abordagem, para reunião de tropa e de apoio às patrulhas) que estarão distribuídos ao longo do festejo.
Ao todo, R$ 250 mil foram investidos (pessoal, contratação e montagem das estruturas) pela PM para a realização da Festa de Iemanjá.
Novidade na Proteção à Mulher
Uma das novidades na Festa de Iemanjá 2025 é a utilização do Sistema de Reconhecimento Facial com o objetivo de capturar agressores com mandado de prisão em aberto por crimes relacionados à violência contra a mulher.
A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), e a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), integrando tecnologia e responsabilidade social nas ações de enfrentamento a este tipo de crime.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.