Bahia

Lavagem de Itapuã completa 111 anos; confira a programação

O cortejo contará com cerca de 150 baianas

NULL
NULL

A Lavagem de Itapuã, que completa 111 anos, terá início nesta quinta-feira às 2h, ao som do Bando Anunciador. Formado por uma banda de sopro e percussão, o grupo pretende percorrer as ruas do bairro, em chamados e cânticos, enquanto disparam fogos de artifícios. Às 5h, uma queima de fogos anuncia a festividade.

O primeiro momento do ritual religioso começa com oração em homenagem e agradecimento a Nossa Senhora da Purificação, seguido por uma primeira lavagem das escadarias da Igreja de Itapuã. A celebração das missas tem início às 7h, segundo informações da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Há 28 anos, ao fim da cerimônia, é servido um café da manhã à comunidade, com bolo, mingau, cuscuz, entre outras iguarias.

Atualmente, a refeição é mantida pelo grupo Mantendo a Tradição, em memória a dona Niçu, antiga moradora do bairro, e que morreu há 11 anos. O cortejo, que sai de Piatã, percorre parte da Avenida Octávio Mangabeira rumo à Praça Dorival Caymmi, leva as baianas até a igreja. Fiéis, juntamente com cerca de 150 baianas em trajes tradicionais e munidas de água de cheiro, começam, a partir das 11h, a lavagem oficial das escadarias da igreja. Em meio ao ritual, os Alabês (homens do candomblé que cantam para saudar os orixás) vão fazer performances ao lado do grupo Afoxé Filhos de Gandhy.