Carro elétrico

Infraestrutura para carregamento ainda é dilema antes da compra de carros elétricos

Ao todo, foram vendidos 6.109 unidades de veículos eletrificados

PS Notícias
PS Notícias

Dados da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE) demostram que a Bahia registra alta de 121% nas vendas de carros elétricos e híbridos em 2024. Ao todo, foram vendidos 6.109 unidades de veículos eletrificados (elétricos e hibridos). Do total, 60% foram vendidos para consumidores da capital e 40% do interior.

A equipe do programa Toda Hora, da Rádio Salvador FM, foi buscar entender o perfil do consumidor final que tem adquirido o veículo. Comprador de um veículo BYD há alguns meses, Junior comemora a aquisição.

“A principal diferença dele é o modo de dirigir. Na casa de meu pai tem energia solar, então é praticamente custo zero. A dificuldade que tenho é para carregar na rua. Em casa o carregamento é de quatro horas. Quem mora em São Paulo, vai ter vários pontos de carregamento e aqui não tem”, diz Junior.

Tendência

O engenheiro elétrico Mateus Araújo avalia como positiva a tendência a nova busca de consumidores por veículos eletrificados, mas alerta para a infraestrutura do país.

“Se entende que nos últimos anos as matrizes energéticas brasileiras têm se alterado. Contudo, a infraestrutura do país ainda é precária. Há uma expectativa de mudança de toda frota para carro elétrico, mas se dá um período longo para que o país se adeque.”, disse.

Outra preocupação trazida pelo engenheiro elétrico fica por conta da instalação dos carregadores. “Tenho visto que muitos usuários instalam os carregadores sem um levantamento de demandada específico. É importante procurar uma empresa especializada, para que aja a emissão de um anexo responsabilidade técnica”, analisa.

Vendas

Em todo o País, foram vendidos 177.358 veículos eletrificados, bem acima da previsão da ABVE, que era de um recorde de 150 mil unidades. De acordo com a vendedora Ingrid, a tendência é mais vendas em 2025.

“Hoje a gente consegue atender a todo público que está em busca de IPVA gratuita, revisão durante cinco anos. A expectativa é de mais vendas em 2025. Coma fábrica vindo para a Bahia, há uma segurança maior por parte do consumidor”, disse.