O influenciador Keizo Oguma, que trabalha com edições de vídeos em redes sociais, viralizou nas últimas horas com um vídeo para lá de polêmico. O jovem postou imagens em que retira de suas fotos símbolos feitos com a mão, que podem fazer alusão a facções criminosas.
Nas imagens compartilhadas nas redes, é possível ver que Keizo Guma tirou as fotos em diversos pontos turísticos de Salvador. Em tom de brincadeira, ele traz a legenda: “POV: você mudando as fotos que tirou em Salvador depos de ver notícias”.
Em resposta, os seguidores do influenciador brincaram com a situação. “É capaz do gato representar uma facção e matarem do mesmo jeito”, disse um. “Quer dizer que você é contra a tropa do rato?”, brincou o outro.
Símbolos de facção
Uma onda de homicídios relacionados a uso de expressões e símbolos atribuídos a facções criminosas com atuação em Salvador tem chamado atenção nos últimos meses.
A cantora Duquesa, natural de Feira de Santana, retirou do ar o videoclipe da sua nova música “Fuso” depois de fazer um gesto no vídeo que vincularam a uma facção criminosa na Bahia. A grande repercussão começou após a trend, que viralizou no TikTok, onde a artista faz o número 3 com as mãos.
Em outubro do ano passado, os irmãos Gustavo Natividade e Daniel Natividade dos Santos foram mortos em um ataque a tiros, no Emissário de Arembepe. As investigações apontam que os irmãos fizeram símbolos atribuídos a uma facção criminosa quando tiraram fotos. Os jovens eram percussionistas do Malê Debalê.