Em função do volume de chuvas que atinge os estados da Bahia e Minas Gerais, a cheia no rio Jequitinhonha levou a Usina Hidrelétrica de Itapebi, no território de identidade da Costa do Descobrimento, a ter suas comportas abertas. De acordo com a Defesa Civil da Bahia (Sudec), a informação da abertura das comportas foi passada pela Neoenergia Coelba, concessionária de energia elétrica responsável pela usina.
A Defesa Civil informou que toda a estrutura do Governo do Estado está em alerta em relação às consequências das fortes chuvas que atingiram a Bahia e estados vizinhos.
“Por meio da Sudec, o Governo do Estado está monitorando as condições do rio Jequitinhonha nas regiões de Itapebi, Itarantim, Itagimirim e Salto da Divisa, devido ao aumento significativo da vazão provocado pelas chuvas intensas dos últimos dias”, declarou o superintendente da Sudec, Heber Santana.
Heber Santana explicou que, conforme detalhado pela Neoenergia, o volume da água liberada pela usina pode causar inundações naturais nas áreas às margens do rio. As defesas civis municipais já foram comunicadas, segundo o superintendente.
Santana afirmou também que a Sudec possui um plano de contingência estabelecido pela usina e pelas defesas civis municipais, com rotas de fuga e locais de abrigo para as pessoas que precisarem deixar suas casas.
“Pedimos também que os navegantes do rio Jequitinhonha respeitem a elevação do nível do rio, para evitar maiores problemas tanto para si próprios quanto para suas famílias. A obediência às orientações dos agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da usina hidrelétrica é fundamental para preservar vidas”, completou o superintendente.
Ainda de acordo com o superintendente, a Sudec continua monitorando a situação e está pronta para agir imediatamente, caso necessário, coordenando o apoio às populações ribeirinhas e às prefeituras locais para minimizar os impactos das cheias.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.