A CAIXA Cultural Salvador promove, de 10 a 27 de janeiro, uma série de oficinas gratuitas realizadas por arte-educadores do projeto socioeducativo Quabales. As oficinas serão ofertadas sempre de terça a sexta-feira, para duas turmas diárias de 15 participantes, nos horários de 14h e 16h.
A oficina de break dance abre a programação entre os dias 10 e 12 de janeiro, com aulas do professor Ananias e explorando movimentos de funk e hip hop. Na semana seguinte, de 17 a 20 de janeiro, acontece a oficina de percussão eletrônica, que vai explorar o uso de instrumentos eletrônicos por meio de controles e sensores com o professor Mikael Mutti. Já entre os dias 24 e 27 de janeiro, será ministrada a oficina de percussão corporal e performática, que transforma o corpo dos participantes em instrumento percussivo.
Os interessados deverão se inscrever presencialmente na recepção da CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. As inscrições serão abertas com uma hora de antecedência ao início de cada uma das oficinas.
Quabales encerra projeto com show gratuito:
Ao final das três semanas de oficinas, o grupo Quabales fará um show especial no pátio externo da CAIXA Cultural Salvador no dia 29 de janeiro (domingo), às 18h. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes, na bilheteria do espaço.
O Quabales é um projeto socioeducativo que, desde 2012, reúne mais de 50 jovens do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Idealizado e fundado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer baiano Marivaldo dos Santos, o Quabales mantém parceria com o grupo STOMP, companhia que se mantém em cartaz na Broadway (Nova Iorque) há mais de duas décadas.
Integrante do elenco grupo nova iorquino, Marivaldo juntamente o músico e professor Bira Monteiro, implantou no Quabales a fusão entre as linguagens musicais e performáticas do STOMP e a percussão da Bahia. Contemplando teoria musical, violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica, o Quabales tem ainda como diferencial a produção de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado.
Fonte: Caixa Cultural