
A Feira de Caxixis reúne artesãos de Maragogipinho, reconhecido pela UNESCO como maior centro produtor de cerâmica da América Latina, com quase 300 anos de tradição. Este ano, o festival acontece entre os dias 17 e 20 de abril, em Nazaré.
Celebrada por sua forte influência afro-indígena, a cerâmica de Maragogipinho é o principal atrativo da Feira de Caxixis, que anualmente acontece no período da Semana Santa e é uma das mais antigas feiras de cerâmica do Brasil.
A produção artesanal de cerâmica em Maragogipinho é uma prática social local, com cerca de 80% da população envolvida, e a Feira em Nazaré consolida-se como um importante momento onde artesãos e artesãs apresentam para o público suas peças diversas repletas de história e simbologias. Entre objetos decorativos, religiosos e utilitários, o público encontra na Feira de Caxixis uma enorme variedade, que vai de vasos e luminárias, santos, quartinhas, talhas e porrões para água, a porta-incenso, gameleiras, travessas, panelas, pratos e moringas.
Além de reunir o melhor do artesanato do Recôncavo Baiano, em 2025 a programação ganha, também, uma Feira Afro, Espaço Cesol de Economia Solidária, entre outras ativações voltadas para a valorização da cultura local e ações de sustentabilidade.

Diversidade musical marca o evento em 2025
Todos os anos, grandes nomes da música local, regional e nacional passam pela Feira. Em 2025 o evento ganha fôlego ainda maior, reunindo atrações de peso, com apresentações gratuitas, em dois palcos principais, no centro da cidade de Nazaré.
Entre os nomes presentes na celebração estão:
- Jorge Vercilo;
- Diego Morais;
- Xandy Harmonia;
- Filhos de Jorge;
- Miriam Nascimento;
- Timbalada;
- Silvano Salles;
- Robyssão;
- Jau;
- Viola de 12;
- Toque Dez;
- Solange Almeida;
- Tayrone.
Assim, a programação completa pode ser acessada através dos perfis oficiais da Prefeitura de Nazaré (@prefnazare) e da Feira de Caxixis (@feiradecaxixisoficial).
História secular unindo paixão e tradição
Nazaré se destaca como centro comercial do Recôncavo desde o século XIX, servindo como base para a exposição, bem como venda das cerâmicas produzidas na região. Além disso, conta com produtos originários de Nazaré, como a famosa farinha de copioba, responsável pelo apelido da cidade: Nazaré das Farinhas.
Originalmente, a feira recebia os artesãos com seus caxixis, ou seja, o nome dado a miniaturas de louças, medindo entre 2 cm a 8 cm. Assim, com o tempo, o artesanato se sofisticou e ganhou outros contornos. No entanto, o nome continuou, consolidando A Feira de Caxixis como a mais antiga feira de cerâmica do País.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.