Avaliação

Embasa processa 106,7 mil análises de água para controle de qualidade em 2024

Equipe de quase 200 profissionais trabalha em 14 laboratórios

Foto: Eduardo Moody / Acervo Embasa
Foto: Eduardo Moody / Acervo Embasa

Todos os dias, para que a água que chega à sua casa se mantenha dentro dos padrões de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde, a Embasa executa uma série de ações desde o momento em que é captada, em estado bruto, no manancial (nascente, leito de rio ou barragem).

Tudo começa na avaliação das características da água bruta, que segue para as etapas de tratamento nas estações. A partir daí, acontece uma série de análises para garantir a qualidade da água distribuída aos moradores da área de atuação da Embasa.

Em 2024, aconteceram 106,7 mil análises nas amostras retiradas nos 20,3 mil pontos de coleta ativos, instalados em locais específicos das redes distribuidoras e também nos reservatórios. A cada duas horas acontece a análise de parâmetros como cor, turbidez, pH e cloro residual livre, nas estações de tratamento para garantir a conformidade da água tratada com os critérios vigentes.

Isso acontece graças a uma rede de 14 laboratórios de controle de qualidade, um na capital e 13 espalhados no interior do estado, totalizando 48 salas de ensaio.

“São 192 profissionais trabalhando para analisar as amostras coletadas nos 458 sistemas de abastecimento de água monitorados nos 368 municípios onde a Embasa oferece o serviço”, ilustra a gerente do Controle da Qualidade da Água e Efluentes, Tarciana Leonidio.

A verificação de outros indicadores, como a presença de agrotóxicos e subprodutos da desinfecção, acontece com a frequência bimestral, trimestral e semestral.

“Se acontece uma alteração na cor, por exemplo, análises adicionais são realizadas e os resultados são encaminhados para a área operacional, que tomará a ação necessária para a correção”, esclarece Tarciana.

“Esse trabalho, muitas vezes invisível, demonstra nosso compromisso em prestar um serviço com qualidade e eficiência, conduzido por uma equipe altamente capacitada e sempre em busca do que há de mais moderno no setor”, afirma o presidente interino da Embasa, Gildeone Almeida.

Onde consultar

Os resultados das análises estão no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua), do Ministério da Saúde. A Embasa emite e publica em seu site, anualmente, o Relatório Anual para Informação ao Consumidor (RAIC), que apresenta os dados dos sistemas de abastecimento.

Portanto, a conta de água também conta com o resumo das análises. Em caso de alteração nas características da água distribuída, o responsável pelo imóvel pode registrar reclamação pelo 0800 0555 195. Além disso, os interessados podem acessar o Atendimento Virtual pelo app ou neste site e postos da Embasa na rede SAC, informando número de matrícula. A rede distribuidora monitora a qualidade da água até a entrega no imóvel. É responsabilidade do cliente manter a qualidade na rede interna e nos reservatórios ou caixas d’água dos imóveis.

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