Em meio a episódios de violência envolvendo detentos de unidades prisionais baianas, o governador Jerônimo Rodrigues decidiu fazer mudanças na gestão de três conjuntos penais. Os atos com as exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (7).
No último fim de semana, Jequié registrou oito mortes em um intervalo de 32h. De acordo com apuração exclusiva do PSNotícias, uma disputa entre as facções criminosas BDM e Comando Vermelho impulsionou os conflitos e homicídios registrados na cidade entre a virada do ano de 2025 e o dia 5 de janeiro. A ordem para as ações que desencadearam a disputa teria partido de dentro do presídio. Após os crimes, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização transferiu seis internos do Conjunto Penal de Jequié para outras unidades prisionais.
Após os fatos na cidade, Elmar Lopes Silva foi exonerado do cargo de diretor do conjunto penal. O diretor adjunto Rogério Silva Torres também foi exonerado do posto. Para a função de direção, foi nomeado Abraão Souza Santos.
Eunápolis
Em 12 de dezembro, 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis fugiram após um grupo armado invadir o local e trocar tiros com seguranças. Dois dias depois, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Castro, anunciou o afastamento da diretora, do diretor adjunto e do coordenador de segurança do presídio.
Além disso, o gestor da pasta determinou ainda a instauração de uma sindicância para apurar a ocorrência de invasão e fuga de presos do conjunto penal.
Nesta sexta-feira, os dirigentes afastados foram exonerados. Foram desligados das respectivas funções a diretora Joneuma Silva Neres, o diretor adjunto Elton Deolino Rocha e os coordenadores Wellington Oliveira Sousa e Francisnei Oliveira Gomes.
Valença
Embora não tenha casos recentes como Jequié e Eunápolis, o Conjunto Penal de Valença também teve mudança na gestão. O diretor adjunto Alessandro da Silva Magalhães foi exonerado do posto. O substituto ainda não teve a nomeação publicada.
Em outubro, a unidade de Valença foi alvo de uma operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual e pela Seap com o objetivo de desarticular lideranças de facções criminosas que comandavam, de dentro do estabelecimento, a execução de ações violentas no município e região.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.