A temporada de cruzeiros na Bahia foi encerrada, na quarta-feira (23), com a chegada do navio italiano Costa Diadema ao porto de Salvador, trazendo a bordo mais de quatro mil passageiros. Entre outubro de 2024 a abril de 2025, quase 300 mil cruzeiristas passaram pelo estado.
Foram 82 atracações nos portos da capital e de Ilhéus, além de operações marítimas em Morro de São Paulo, Itacaré, Porto Seguro e Abrolhos. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o segmento turístico movimentou cerca de R$ 150 milhões na economia baiana.
Na despedida da temporada, os cruzeiristas do Costa Diadema, entre brasileiros e estrangeiros, tiverem receptivo especial no desembarque em Salvador. Baianas típicas, roda de capoeira e a percussão do bloco afro Muzenza deram as boas-vindas, em clima de festa.
“Estou encantada com esse acolhimento tão caloroso. Esse ritmo é contagiante. Quero aproveitar o dia para explorar um pouco da cidade”, disse a estudante espanhola Maria Jimenez, 23 anos.
“Essa é minha quarta vez em Salvador. A cada visita, confirmo o quanto essa cidade é incrível. A energia daqui é única. Estou com amigos que vieram pela primeira vez e não poderia deixar de trazer o grupo para conhecer o Pelourinho”, relatou o enfermeiro Felipe Soares, 29 anos, de Roraima.
“Escolhi um navio que parasse na Bahia. Quero conhecer o Elevador Lacerda, o Centro Histórico e a Igreja do Bonfim”, completou o professor Paulo Cesar Marinho, 64 anos, da Paraíba.
Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “os cruzeiros deram uma importante contribuição para a Bahia ter uma movimentação recorde de turistas na alta temporada, com a posição de Salvador também como porto de embarque, o que aumentou o tempo de permanência do visitante na cidade”.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.