Litoral Norte

Crise de abastecimento de água no Litoral Norte gera revolta de moradores e críticas de Penalva

Regiões do Litoral Norte têm sofrido sem o fornecimento adequado de água

Deputado Penalva (PDT) Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA
Deputado Penalva (PDT) Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA

As comunidades de Subaúma, Sítio do Conde, Porto de Sauípe, Diogo, Imbassaí, Praia do Forte e Baixio registraram interrupções no fornecimento de água neste domingo (29), afetando moradores e turistas que lotaram o Litoral Norte baiano.

Segundo o deputado estadual Emerson Penalva (PDT), a situação escancara a incapacidade da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) de atender ao aumento da demanda durante a alta temporada.

Penalva ainda destacou que a responsabilidade recai sobre o governo estadual e defendeu uma intervenção direta.

“É inadmissível a falta de planejamento da Embasa no fornecimento de água às praias do Litoral Norte. Todos os anos, moradores, comerciantes e turistas sofrem com a péssima qualidade do serviço. O governador precisa agir com urgência. Esse problema já virou parte do calendário oficial do estado, e é inaceitável que continue acontecendo”, afirma o parlamentar.

Além de impactar atividades básicas como cozinhar, lavar roupas e tomar banho, a crise também atinge em cheio o setor turístico da região. Restaurantes, pousadas e comerciantes enfrentam dificuldades para operar, comprometendo a experiência de quem visita o Litoral Norte.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.