Osterfest, Queima de Judas e mais!

Conheça os eventos de Páscoa mais famosos da Bahia e do Brasil

Na Bahia, há tradições como Paixão de Cristo, Procissão do Fogaréu, Encenações da Via-Sacra e Queima de Judas

Foto: Valdenir Lima/Prefeitura de Feira de Santana
Foto: Valdenir Lima/Prefeitura de Feira de Santana

A Páscoa é comemorada de formas diferentes nos quatro cantos do Brasil, em celebrações que mesclam religião e cultura. Apesar do simbolismo cristão ser o centro da data, as festividades destacam-se por rituais que vão da encenação da ressurreição de Jesus Cristo até o protagonismo gastronômico, com a ascenção do chocolate.

Na Bahia, há tradições como Paixão de Cristo, Procissão do Fogaréu, Encenações da Via-Sacra e Queima de Judas.

Este ano, a data será celebrada no dia 20 de abril e, com a proximidade dos festejos, o PS Notícias preparou uma lista destacando os principais eventos do Brasil.

Confira os principais eventos de Páscoa do Brasil:

Osterfest

Considerada a maior celebração de Páscoa do Brasil, o evento acontece na cidade de Pomerode, em Santa Catarina desde 2009. Com influência na forte tradição alemã do local, a atração reúne moradores e visitantes para conferir pintura de 115 mil casquinhas de ovos, produção artesanal de bolachas e a troca de ovos de chocolate.

Lá, é exibida a maior árvore e o maior ovo de Páscoa decorado do mundo, com mais de 16 metros de altura e que tem, incluive, o reconhecimento do Guinness Book.

 Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação

Páscoa em Gramado

Procurada o ano inteiro pela grande capacidade turística, Gramado recebe um evento especial na Páscoa, ideal para viver momentos incríveis em família. Um dos pontos de destaque é o Coral de Gramado, que conta com inúmeras apresentações com músicas típicas, embalando a comemoração.

Há também a rica e detalhada Vila da Páscoa, montada na Praça das Etnias. O local conta com a presença de artesãos, que expõem seus produtos que foram confeccionados especialmente para o período.

Além disso, há a Casa do Pascoalino, aberta para visitação diária. No entanto, aos fins de semana, o Coelho recebe os visitantes para fotos e abraços. Os visitantes também podem conhecer às fábricas de chocolate, que oferecem programações especiais com oficinas e degustações.

Não podemos deixar de citar a Parada de Páscoa, que tem a participação de diversos artistas aos finais de semana, com direito a coreografias ao som de muita música. Na ocasião, personagens pascais, fazem desfiles em carros luxosos que contribuem com a magia do momento.

Por fim, há a Procissão de Ramos e Procissão de Passos, adorada pelos cristãos, já a programação conta a história de Cristo, da prisão até a morte e ressurreição. São inúmeros profissionais envolvidos na cenografia.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Paixão de Cristo

O espetáculo Paixão de Cristo está no seu 56º ano de história e tradição, e acontece tradicionamente em Nova Jerusalém, no Agreste de Pernambuco. Ao todo, cerca de nove mil pessoas acompanham as apresentações toda noite, durante o período da Páscoa.

Seis cenários compõem o teatro, que é tem como uma das partes principais a Santa Ceia. Agora, outros locais do Brasil também contam com o espetáculo, como Morro da Cruz, em Porto Alegre.

Na Bahia, o espetáculo aconrece em cidades como Salvador, Feira de Santana e Lauro de freitas.

Foto: Divulgação

Procissão do Fogaréu

A tradição católica, presente na cultura de Portugal e Espanha rememora a prisão de Jesus Cristo. No Brasil, ela é forte na Páscoa de Goiás, assim como Ceará e na Bahia. O cortejo acontece à luz de velas e conta com os farricocos, que representam os soldados romanos e caminham descalços pelas ruas, utilizando longas túnicas de cetim e chapéus pontudos, em forma de cone, trajes documentados na Idade Média.

O cargo de farricoco é vitalício e existe uma longa lista de espera para interpretá-lo. Em Goiás, a procissão é um Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás.

Na Bahia, o evento ocorre no município de Serrinha, percorrendo as ruas da cidade até a Colina de Senhora Santana. Assim, durante o percurso, um grupo teatral representa passagens da via-crucis, vista por inúmeros visitantes todos os anos

Foto: Pedro Hiarley/Governo Municipal de Várzea Alegre

Encenações da Via-Sacra

Uma das práticas devocionais mais importantes do catolicismo na Páscoa é Via Sacra, que é compota por 14 estações, que demonstram o caminho que Jesus percorreu durante o sofrimento, morte e ressurreição. Portanto, a encenação é uma prática comum durante a Quaresma e os fiéis percorrem mentalmente o mesmo caminho de Jesus, desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário.

A encenação acontece em paróquias, parques e avenidas principais. No Brasil, ocorre em Araguaína (TO), Caxias do Sul (RS), Brasília (DF), São Paulo (SP), e Teresina (PI), bem como Planaltina (DF), Ouro Preto (MG), Anjo da Guarda (MA).

Na Bahia, o evento ocorre em Monte Santo, no Sertão da Bahia. O Iphan tombou o local em 1983, e possui beleza paisagística e simbólica, aliando o patrimônio natural ao cultural. Então, o tombamento abrange ruas próximas à serra, onde se inicia a Via Sacra. Na Rua Senhor dos Passos, está situada a Hospedaria dos Romeiros, primeira casa a hospedar os peregrinos que chegavam a Monte Santo com o objetivo de alcançar graças ou pagar promessas.

Foto: Rita Barreto-Setur (Ba)

Malhação de Judas ou Queima de Judas

A tradição, popular principalmente no Nordeste, consiste em encher um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, ao Sábado de Aleluia, ao meio-dia.

Assim, o boneco é uma representação de Judas Iscariotes, apóstolo que traiu Jesus. É comum que ele ganhe outros rostos, de figuras odiadas pela população, como por exemplo, políticos e autoridades.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.