O navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, estará aberto a visitação pública gratuita nesta terça-feira, 15, das 14h às 18h. Incorporada às Forças Armadas no ano 2000, para representar a instituição em eventos internacionais, a embarcação está atracada no Porto de Salvador, no bairro do Comércio, Cidade Baixa.
Construído em Amsterdã, na Holanda, o navio possui 76 metros de comprimento, junto com 31 velas, suportadas por 18 quilômetros de cabos. Com capacidade para transportar 52 tripulantes, a embarcação de três mastros tem o casco de metal todo revestido por madeira.
Além de apreciar a arquitetura naval, o visitante será guiado por um dos tripulantes, que apontará algumas das curiosidades do navio, como uma moeda de 100 réis na base do mastro principal, cunhada em 1939, com a imagem do almirante Tamandaré, patrono da Marinha.
Comandante do navio, o capitão de mar e guerra João Alberto de Araújo Lampert conta que o Cisne Branco participou das comemorações pelos 500 anos do Brasil, quando cruzou o oceano Atlântico, reproduzindo a mesma rota utilizada pelos portugueses para chegar ao país.
O Cisne Branco também irá representar o Brasil no ano que vem, na Europa, durante a realização da regata de navios da modalidade “tall ships”, como são chamadas internacionalmente as grandes embarcações com propulsão à base de velas.
(A Tarde) (AF)