Na Ilha de Itaparica

Vera Cruz sediará Conferência do Meio Ambiente

Conferência Municipal do Meio Ambiente acontecerá no Village Itaparica e será aberta ao público

Conferência realizada em Vera Cruz será parte da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz
Conferência realizada em Vera Cruz será parte da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz

O município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, sediará a Conferência Municipal do Meio Ambiente, uma etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). O evento na cidade baiana acontecerá no próximo dia 24 de janeiro, às 8h30, no Village Itaparica, com entrada gratuita.

De acordo com os organizadores, o evento visa promover a participação da população na formulação de propostas para enfrentamento dos desafios da emergência climática, além de eleger os delegados que representarão o município na etapa estadual.

O tema central da conferência será: “Emergência Climática e Transformação Ecológica: como construir um Brasil mais resiliente, reduzir vulnerabilidades e diminuir as emissões de gases de efeito estufa a partir dos municípios”.

Considerando que as mudanças climáticas têm causado eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos, a conferência buscará o debate de soluções práticas considerando os cinco eixos temáticos definidos pela CNMA:

  • Mitigação
  • Adaptação e preparação para desastres
  • Justiça climática
  • Transformação ecológica
  • Governança e educação ambiental

Conforme destacado por Silene Costa, diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental de Vera Cruz, a cidade, ao receber a conferência, demonstra a preocupação com as consequências da emergência climática.

“Essa iniciativa só reforça o compromisso de Vera Cruz com a educação e conscientização das pessoas sobre a responsabilidade climática. É dever de cada um de nós discutir novas frentes estratégicas em relação ao nosso clima e seu impacto no meio ambiente e na sociedade”, disse.

As ideias elaboradas durante as conferências municipais poderão influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente, contribuindo para um impacto positivo em larga escala.

Com informações do site Guia BTS.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.