Como forma de celebrar os 476 anos de Salvador, completados no dia 29, o Governo do Estado oferece ações sociais gratuitas através da Caravana de Direitos Humanos. Em entrevista ao PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta quinta-feira (27), o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, detalhou a ação.
Assim, a iniciativa do Governo do Estado contará com 32 edições neste ano, diante de um investimento de R$ 11,2 milhões. A meta é atingir 80 mil atendimentos em 256 municípios baianos.
Dessa forma, entre os serviços, a Caravana de Direitos Humanos disponibiliza emissão de documentos, resolução pendências com a Embasa e a Coelba, renegociação de dívidas e orientação financeira com o Procon-BA. Apoio jurídico para questões como reconhecimento de paternidade e retificação de prenome e gênero para pessoas LGBTQIAPN+ também estão na lista de serviços.
“Nós do Governo do Estado escolhemos celebrar o aniversário Salvador com ações sociais, com apresentação de obras no campo da infraestrutura da cidade que vão melhorar a vida do povo como, ações na área de saúde, nós temos inaugurações acontecendo de delegacia de espaços de segurança pública, ou seja, é fortalecer os direitos das pessoas. E uma dessas ações é a Caravana de Direitos Humanos”, explica Felipe Freitas.
Nesta quarta-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) presidiu a solenidade de abertura das atividades da Caravana de Direitos Humanos. A cerimônia aconteceu às 10h, na Escola de Medicina da UFBA, no Largo Terreiro de Jesus, s/n, Pelourinho.
Assim, o Pelourinho, no Centro de Salvador, recebe as ações sociais da iniciativa até sexta-feira (29), com atendimento das 8h até às 16h.
“Nós já realizamos ontem mais de 700 atendimentos e a nossa expectativa é que a gente chegue a 4 mil atendimentos em Salvador com a circulação de mais de 2 mil pessoas naquele espaço da nossa cidade”, detalha o secretário.
Além disso, Felipe Freitas revelou que os demais locais da Bahia que também receberão as ações itinerantes ainda serão divulgados.
Serviços disponíveis na Caravana de Direitos Humanos
- Emissão de documentos essenciais (segunda via do RG, certidão de nascimento e de casamento);
- Resolução pendências com a Embasa e a Coelba;
- Renegociação de dívidas e se orientar financeiramente com o Procon-BA;
- Apoio jurídico para questões como reconhecimento de paternidade e retificação de prenome e gênero para pessoas LGBTQIAPN+;
- Exames de DNA;
- Emissão de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA);
- Serviços de saúde;
- Intermediação de emprego.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.