
A Caixa Econômica Federal começará a pagar, na quinta-feira (6) após o Carnaval, o saldo do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores demitidos a partir de janeiro de 2020. A medida beneficiará 12 milhões de pessoas e deverá injetar R$ 12 bilhões na economia.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou em entrevista à imprensa em São Paulo que a liberação dos recursos não desequilibrará o FGTS, usado para o financiamento da casa própria. “A liberação do dinheiro não irá causar desequilíbrio no FGTS que financia a casa própria”, garantiu Vieira.
De acordo com as regras, apenas os trabalhadores demitidos até a data de publicação da medida provisória (MP), prevista para sexta-feira (28), poderão acessar o saldo do saque-aniversário. A Caixa também informou que, devido ao aumento do número de trabalhadores com carteira assinada, os novos depósitos no FGTS compensarão o valor resgatado.
A maior parte dos trabalhadores beneficiados, cerca de 85%, poderá realizar o resgate do dinheiro por meio do aplicativo da Caixa, sem precisar comparecer a uma agência bancária.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.