Com o objetivo de estimular bons vínculos entre empresas privadas e comunidades, a Rede cearense Matriz Criativa criou uma metodologia de trabalho que impulsiona a construção de redes comunitárias. Denominada de "Célula Sociodinâmica", o método tem como objetivo promover uma melhor gestão e alcançou mais de 85 mil pessoas somente em 2023 na região Nordeste do país.
A metodologia, que vem sendo aplicada em diversos setores da economia e também em empresas de energia, siderúrgicas e universidades, tem como alvo a construção de redes comunitárias e, para isso, treina em cada talento habilidades para o desenvolvimento de valores universais universais como cooperação, solidariedade e cidadania.
Ainda com o foco na construção de redes comunitárias, as atividades realizadas com a metodologia "Célula Sociodinâmica" valorizam a importância dos vínculos, do afeto e do protagonismo das pessoa. A ferramenta de gestão está alinhada às recomendações globais de desenvolvimento sustentável, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o gestor da Rede Matriz Criativa, Jorge Artur Queiroz da Silva reforça o benefício tanto para a comunidade, quanto para as empresas aderentes, destacando a economia de cerca de R$ 200 mil reais alcançada numa empresa do setor energético por meio de projeto de energia sustentável desenvolvido na Célula Sociodinâmica.
“É uma tecnologia social em que qualificamos as discussões e debatemos as pautas conforme a escuta e o reconhecimento mútuo. Promovemos a inclusão dos diversos núcleos sociais ao universo corporativo por meio de ações estruturadas. Contribuímos para a melhoria de vida das pessoas e o fortalecimento do compromisso das organizações com o desenvolvimento sustentável", explica o psicólogo e gestor da Rede.